segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Atlantis e Sobre o que Se Trata


                                                 
                                                 Atlantis, 21 de Setembro de 2015

Hoje, graças ao convite do dono do blog, inicio aqui uma nova aba, uma aba em defesa do pensamento liberal clássico, com o intuito de promover a propagação e uma melhor compreensão do assunto, uma vez que vejo muitas definições ou comentários equivocados na internet em relação ao liberalismo, como se este fosse uma vertente fascista ou burguesa da política e economia.
Eu como liberal que sou, fico entristecido com a visão que foi criada sobre o liberalismo em nossa sociedade como um todo, as críticas e difamações geralmente vem acompanhadas de espantalhos ou de meia verdades que causam uma má compreensão e até enganam um bocado de gente.
Numa tentativa de esclarecer estas duvidas resolvi então, há cerca de um mês, criar uma página no Facebook (que vocês podem curtir passando o cursor no marcador "Facebook" ao lado) para promover o debate e o esclarecimento das ideias liberais, uma vez que em minha time line poucos amigos entendiam ou compreendiam tais ideias e ideais, fazendo assim com que eu buscasse uma nova maneira de falar sobre o assunto e melhorar meu aprendizado na área, alcançando uma gama de pessoas maior e que estão interessadas e dispostas a aprender.
Como já falei um pouquinho a respeito dos meus objetivos aqui, agora vou falar um pouquinho sobre mim, sou estudante de Comércio Exterior (isso explica um pouco o fato de eu ser liberal), tenho 21 anos, simpatizante de filosofia, amante de economia, de música e um defensor dos ideais da liberdade e da vida.
Como um simpatizante da filosofia, sempre fui muito ligado à racionalidade (talvez este seja um dos motivos que fazem de mim um fã da Ayn Rand e de sua ideologia - se não a conhece "Google it" o mais rápido possível e tente ler alguma de suas obras ou assistir a algum de seus vídeos) e sempre questiono muito a respeito de comportamentos em geral ou qualquer outra coisa louca que me venha à cabeça, ultimamente, o que mais me tem feito perder tempo pensando e questionando, é sobre a legitimidade do Estado e sobre a necessidade do mesmo, juntamente com seus políticos de carreira, revelando em mim uma possível "costela anarquista" em meu pensamento, como bem descreveu Bruno Garschagen em uma entrevista.
Antes que possam me chamar de burguês de olhos azuis ou algo do tipo, deixo bem claro que sou retrato da miscigenação característica do Brasil, por parte de pai sou neto de uma filha de Índios e neto de um descendente de africanos, e por parte de mãe, neto de uma avó e avô descendentes de portugueses e italianos, sou moreno de cabelo crespo e pobre.
Basicamente defender o livre mercado de bens e serviços, as prerrogativas básicas do liberalismo clássico, assim como o direito de propriedade, livre circulação de pessoas ao redor do mundo, respeito a contratos determinados mutuamente entre as pessoas, não intervenção do Estado na economia (fazendo com que o mercado reaja melhor ao sistema de preços competitivos), a iniciativa individual privada e a defesa da vida, juntamente com o princípio da não agressão são basicamente os pensamentos básicos a serem seguidos por um liberal, que acredita que estes são os quesitos mínimos para se viver com liberdade plena numa sociedade.
Espero poder conversar bastante com vocês a respeito dessas questões, caso haja alguma dúvida a respeito de alguma prerrogativa liberal ou definição, me avisem e farei um post explicando da melhor forma que eu puder, lembrando que o blog é para vocês, sem vocês nada disso teria sentido. Me ajudem a criar conteúdo me dando dicas e sempre estarei postando algo novo por aqui, sempre com muita educação e respeito, para que os debates cresçam em qualidade e possam ocorrer com tranquilidade, mesmo que não haja consenso entre nossos pensamentos.
Gostaria de agradecer o convite e o espaço cedido à mim pelos donos do blog, pedindo que estes entrem nas discussões e participem das postagens aqui em Atlantis, isso será interessante e aumenta o diálogo com os leitores ;)

Muito obrigado à todos,

- Liberal em Formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário